Funções dos Personagens: Morfologia do Conto Maravilhoso, V. Propp
0. Situação inicial – enumeram-se os membros de uma família, ou o herói é apresentado
1. Um dos membros da família sai de casa
2. Impõe-se ao herói uma proibição (ou uma ordem)
3. A proibição é transgredida
4. O antagonista procura obter uma informação
5. O antagonista recebe informações sobre sua vítima
6. O antagonista tenta ludibriar sua vítima para apoderar-se dela ou de seus bens (antes de tudo, disfarça-se)
7. A vítima se deixa enganar, ajudando assim involuntariamente seu inimigo
8. O antagonista causa dano ou prejuízo a um dos membros da família
8b. Falta alguma coisa a um membro da família, ele deseja obter algo (situação inicial de carência - o conto pode começar direto aqui)
9. É divulgada a notícia do dano ou carência, faz-se um pedido ao herói ou lhe é dada uma ordem, mandam-no embora ou deixam-no ir
10. O herói-buscador aceita ou decide reagir
11. O herói deixa a casa
12. O herói é submetido a uma prova; a um questionário; a um ataque; etc., que o preparam para receber um meio ou um auxiliar mágico
13. O herói reage diante das ações do futuro doador
14. O meio mágico passa às mãos do herói
15. O herói é transportado, levado ou conduzido ao lugar onde se encontra o objeto que procura
16. O herói e seu antagonista se defrontam em combate direto
17. O herói é marcado
18. O antagonista é vencido
19. O dado inicial ou a carência são reparados
20. Regresso do herói
21. O herói sofre perseguição
22. O herói é salvo da perseguição (o conto pode terminar aqui, o herói volta ao lar e casa com a princesa, etc.; ou o herói é roubado novamente, e reinicia sua busca)
1. Um dos membros da família sai de casa
2. Impõe-se ao herói uma proibição (ou uma ordem)
3. A proibição é transgredida
4. O antagonista procura obter uma informação
5. O antagonista recebe informações sobre sua vítima
6. O antagonista tenta ludibriar sua vítima para apoderar-se dela ou de seus bens (antes de tudo, disfarça-se)
7. A vítima se deixa enganar, ajudando assim involuntariamente seu inimigo
8. O antagonista causa dano ou prejuízo a um dos membros da família
8b. Falta alguma coisa a um membro da família, ele deseja obter algo (situação inicial de carência - o conto pode começar direto aqui)
9. É divulgada a notícia do dano ou carência, faz-se um pedido ao herói ou lhe é dada uma ordem, mandam-no embora ou deixam-no ir
10. O herói-buscador aceita ou decide reagir
11. O herói deixa a casa
12. O herói é submetido a uma prova; a um questionário; a um ataque; etc., que o preparam para receber um meio ou um auxiliar mágico
13. O herói reage diante das ações do futuro doador
14. O meio mágico passa às mãos do herói
15. O herói é transportado, levado ou conduzido ao lugar onde se encontra o objeto que procura
16. O herói e seu antagonista se defrontam em combate direto
17. O herói é marcado
18. O antagonista é vencido
19. O dado inicial ou a carência são reparados
20. Regresso do herói
21. O herói sofre perseguição
22. O herói é salvo da perseguição (o conto pode terminar aqui, o herói volta ao lar e casa com a princesa, etc.; ou o herói é roubado novamente, e reinicia sua busca)
Comentários
Postar um comentário